O novo rosto de Maria Madalena, a primeira mulher a ver Jesus ressuscitado, veio da cabeça do cearense José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, entidade que estuda a vida dos santos.
Tudo começou durante uma viagem à Itália. Na ocasião, ele soube que haveria a reconstituição facial de Santo Antônio a partir de fotos da réplica em bronze do crânio, produzida em 1981. Ao retornar para o Brasil, assistiu a uma reportagem sobre o fato e percebeu que o autor do projeto era o designer brasileiro Cícero Moraes.
“Eu sabia que existia o crânio de Santa Maria Madalena, atestado pela Igreja, em São Maximino, na França, e pensei na possibilidade de reconstituição. Depois de receber uma relíquia de 2ª classe da Santa e obter os contatos da Paróquia onde ela está, decidi propor ao Cícero. Até então, eu não tinha ideia de como se processava tudo, mas, tudo foi se esclarecendo e acabou dando certo”, explica.
Para levar a ideia adiante, José Lira encontrou algumas dificuldades. Primeiro para convencer o designer Cícero Morais e seu companheiro de estudos e realizações científicas, Paulo Miamoto, a fazerem a reconstituição. Depois, precisou convencer o Padre Florian Racine, reitor do Santuário de Santa Maria Madalena, na França, a autorizar e conceder as imagens para a realização do trabalho.
“Depois foi mostrar que o rosto era de Maria Madalena, que havia um erro histórico em relação a ela quando se fala em interpretação da Bíblia. Foram estas algumas das dificuldades, mas, hoje, gregos e troianos aplaudem o trabalho. Até evangélicos têm nos parabenizado”, complementa.
A reconstituição foi possível através do trabalho de Cícero Moraes, designer 3D especializado em reconstrução facial digital, natural de Mato Grosso, de Paulo Miamoto, doutor em Odontologia Legal, natural de São Paulo e de José Lira, pós-doutor em Direito e presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, natural de Guaraciaba do Norte, na serra da Ibiapaba, Ceará.
Apesar da parceria, os três não se encontraram pessoalmente. Devido à distância e suas atividades lecionando aulas em universidades, eles trabalhavam e se comunicavam por telefone, correio e internet. “Em breve marcaremos um encontro para nos abraçarmos, pois, amigos e colegas de trabalho já somos”, garante José Lira.
Exposição da imagem
O trabalho começou em outubro de 2014 e na véspera do Natal, o grupo já tinha a imagem finalizada. Em 2015, no domingo de carnaval, eles receberam a confirmação de que o Mons. Dominique Marie Jean Rey, Bisco de Fréjus-Toulon (França), onde está sediado o Santuário de Santa Maria Madalena, deu o aprove-se ao trabalho. No dia 19 de julho houve a divulgação da imagem aos participantes do congresso católico Adoratio, na Basílica, e no último domingo (19), o rosto foi mostrado aos brasileiros através de uma reportagem em rede nacional.

Postar um comentário