Por Carlinhos Gomes:

Faleceu nesta terça-feira, 6, o médico e político cearense José Mauro Castelo Branco Sampaio, aos 88 anos. Ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte
Em Lavras da Mangabeira Mauro Sampaio sempre foi um dos políticos mais bem votados, sempre obtendo maioria de votos na maioria das vezes em que foi candidato a Deputado Federal.

Ao longo de sua carreira política trouxe para Lavras da Mangabeira vários contratos de trabalhos, o que consolida ainda hoje como uma das pessoas que mais efetivou Professores e funcionários públicos estaduais, em uma época em que não havia exigência constitucional para certame público.

Além de trazer contratos e grande prestígio para o município à pedido dos amigos da família Gomes de Holanda, aliados à época ao Prefeito de então Carlos de Olavo, trouxe a verba para a Construção do Educandário Municipal Stela Sampaio,  e que a seu pedido foi colocado o nome de sua prima Estela Sampaio, Grande educadora do Município.

A representatividade de Mauro Sampaio em Lavras da Mangabeira-CE era consolidado pelo seu amigo Raimundo Gomes de Holanda, também falecido, e teve ainda apoios de pessoas importantes no cenário Político Local como foi o caso do inesquecível Joary Lôbo de Macêdo e que pelo seu prestígio, através de Mauro Sampaio, teve a indicação de seu irmão Joaryvar Macêdo, para ser Secretário de Cultura do Governo Gonzaga Mota. Além de Raimundo Gomes de Holanda, Jory Lôbo e de dona Stela Sampaio, Mauro teve também algumas vezes o apoio de Chico Aristides ex prefeito do município.

A força de Mauro chegava em Lavras com verbas para construções de açudes, barragens, horas de trator para os afazeres agrícolas, vagas para os planos emergenciais os chamados bolsões da seca, em uma época que a moral e o compromisso político tinha reciprocidade de reconhecimento por ações a favor do povo.

A indelével Educadora Stela Sampaio in memoria irmã de Lourdes Sampaio, também falecida, ambas irmãs de um dos maiores benfeitores lavrenses que foi o Padre Alzir Sampaio, eram primos de Mauro Sampaio, onde com o Líder Politico Raimundo Gomes, sempre foram os apoiadores de primeira hora de Mauro Sampaio, que era pessoa que vivia sempre em Lavras da Mangabeira prestigiando seus amigos e correligionários e participando de todas as decisões politicas.

Na época de Mauro Sampaio foi indicado para participar do cenário Politico vários políticos ainda hoje integrante da política hodierna como é o caso de Manoel Salviano, Antonio Tavares do Barro, Raimundo Macêdo e era também parceiro em dobradinha, com o então Deputado Estadual Carlos Cruz, Deputado Estadual e também ex-prefeito de Juazeiro do Norte-CE.

Na sessão desta terça, a Vereadora JADNA GOMES, após fazer comentário a respeito de Mauro Sampaio, pediu homenagem na sessão legislativa, com um minuto de Silêncio em sufrágio de pesar ao falecido líder politico.



Jornal O Povo

Em matéria do Jorna O POVO foi colocado que "Mauro é um dos líderes históricos mais importantes do Ceará. Entre suas principais obras, estão a estátua do Padre Cícero e o estádio Romeirão, que leva seu nome.

Segundo informações do blog do jornalista Flávio Pinto, Mauro Sampaio havia sido submetido a uma cirurgia em 19 de setembro para tratar de um câncer. O médico permaneceu internado durante 17 dias em São Paulo, mas não resistiu ao tratamento.

O velório e sepultamento de Mauro Sampaio devem acontecer em Juazeiro. O corpo do médico está previsto para chegar à cidade na quarta-feira, 7. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), decretou luto de três dias na cidade. As sessões da Câmara Municipal de Juazeiro foram suspensas hoje. 

Trajetória


Nascido em Fortaleza em 10 de julho de 1927, Mauro era filho de Leão Sampaio, deputado constituinte de 1933 e médico particular de Padre Cícero. Iniciou sua carreira política em Abaiara apoiado por Sebastião Cavalcante, seu sogro e, depois, transferiu-se para Juazeiro.
Mauro foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos, em 1967 e 1996. Durante sua gestão na década de 1960, foi construída a famosa estátua do Padre Cícero na colina do Horto, assim como a Faculdade de Medicina de Juazeiro.

Elegeu-se deputado federal por cinco vezes consecutivas, de 1975 a 1995. Participante da Constituinte de 1988, ele propôs 48 emendas, das quais 16 foram aprovadas. Tem extensa atuação na defesa do legado de Padre Cícero para Juazeiro do Norte. Em 1975, escreveu obra sobre o tema, intitulada "Em defesa do Padre Cícero Romão Batista".

Filiado ao Arena em 1967, assumiu em 1970 as secretarias de Planejamento e da Fazenda do Estado. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1974 e 1978. Com fim do bipartidarismo, migra para o PDS e é reeleito em 1982. Em 1986, se elege deputado constituinte pelo PMDB, se reelegendo para o quinto mandato consecutivo em 1990 – dessa vez pelo PSDB.
"Homem público exemplar"
O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PMDB), prestou ontem homenagens oficiais após a morte do líder político juazeirense Mauro Sampaio. Além de decretar luto oficial de três dias no Município, Raimundão lançou nota lamentando o falecimento do ex-prefeito, a quem classifica como “homem público exemplar e com larga folha de serviços prestados ao Ceará”.

Em nota, Raimundão destacou Mauro Sampaio como um dos “maiores benfeitores do Município tanto na área da saúde quanto na condição de homem público”. Raimundão destacou impacto positivo da gestão do ex-prefeito no turismo religioso, ensino superior e estímulo ao esporte.

O senador Eunício Oliveira (PMDB) também lançou nota lamentando a morte de Mauro. "Querido como pessoa e figura pública, Mauro Sampaio ajudou a construir Juazeiro do Norte como conhecemos hoje".
Da tribuna do Senado Federal, Tasso Jereissati (PSDB) também destacou trajetória do ex-deputado. "Sem dúvida nenhuma, não podemos deixar, nesse momento, em nome do Ceará inteiro, de reverenciar a memória desse grande líder, que transformou Juazeiro no maior centro de peregrinação religiosa do Nordeste inteiro". Redação O POVO. Online

Postar um comentário