O câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil é o da mama. Mas o que tira o sono de médicos e especialistas é que esse câncer é curável quando descoberto no início. O que nos leva a crer que o causador de tantas mortes é a falta de conscientização sobre a prevenção e os cuidados para o diagnóstico precoce da doença.
Por isso, listamos aqui 10 dicas pra se prevenir do câncer de mama e ajudar a conscientizar parentes e amigos sobre a doença.
  1. Tenha uma alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e verduras. Lentilha, feijão branco e grão-de-bico são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.
  2. Mulheres acima de 40 anos precisam fazer mamografia a cada 2 anos. Principalmente aquelas que têm histórico da doença na família.
  3. Mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. Não é recomendável, porém, se precisar, faça-o sob orientação médica.
  4. Não fume. Pesquisas afirmam que fumar aumenta em muito as chances de se ter câncer de mama.
  5. Faça o autoexame. Não dispense-o, pois cerca de 80% dos casos são descobertos por ele. O câncer de mama é silencioso. Sem sintomas, portanto. Por isso é tão importante fazer sempre o autoexame.
  6. Não beba. Mesmo que em pequenas doses ou esporadicamente, o consumo de bebida alcoólica aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, principalmente se for associada ao tabaco.
  7. Pratique uma atividade física e saia do sedentarismo. Mulheres obesas produzem maiores quantidades de estrogêneo, que é um hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos.
  8. Tome um banho de sol de 10 minutos antes das 10h e depois das 16h. O sol aumenta a produção de vitamina D do corpo, o que reduz pela metade os riscos de se ter câncer de mama.
  9. Sopa de tomate e suco de cenoura. Faça essa refeição pelo menos 2 vezes por semana. Além de muito nutritiva, ela fornece antioxidantes que reduzem os riscos de câncer de mama.
  10. Amamente. Mulheres que amamentam durante mais tempo reduzem os riscos de câncer de mama, segundo pesquisas.

Postar um comentário