O duelo entre Brasil e Uruguai ainda não começou, mas fora de campo o placar já aponta um  2 a 2. Trata-se do número de vezes que as equipes jogaram em Pernambuco nos últimos 20 anos, sendo que nenhum dos compromissos envolveu os dois juntos como ocorrerá nesta sexta-feira, quando eles se enfrentam na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Inclusive, os dois jogos do Uruguai em Pernambuco foram no mesmo palco do duelo desta sexta. A seleção celeste perdeu para a Espanha por 2 a 1 e atropelou o Taiti por 8 a 0 na fase de grupos da Copa das Confederações, em 2013.
Já as duas vezes que a seleção brasileira se apresentou em Pernambuco foi na capital Recife e no estádio do Santa Cruz, o Gigante do Arruda, bem antes da inuguração da Arena.
A primeira vez foi numa vitória por 2 a 0 contra o Paraguai, em 2009, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. A outra foi em uma goleada por 8 a 0 contra a China, em um amistoso em 2012, com Dunga e Neymar presentes - o atacante fez três gols.
A pequena quantidade de jogos em Pernambuco é curiosa. Ainda mais levando-se em conta que desde 1996, o Brasil atuou 18 vezes no Nordeste em um total de 77 jogos no país, perdendo apenas para a quantidade de jogos na região Sudeste. Além disso, o Estado pernambucano quase sempre teve times na elite e a capital tem três estádios: o Arruda, a Ilha do Retiro (do Sport) e os Aflitos (do Náutico). A Arena foi inaugurada em 2013.
O Estado mais privilegiado no Nordeste pela CBF foi o Ceará, que recebeu sete jogos: todos no Castelão. Foram mais cinco partidas na Bahia, sendo quatro na Fonte Nova e um em Pituaçu, dois no Maranhão, dois em Pernambuco, um em Alagoas e um no Piauí.
No mesmo período, o Brasil fez 26 jogos na região Sudeste (11 em São Paulo, oito no Rio de Janeiro, seis nas Minas Gerais e um no Espírito Santo), 16 na região Centro-Oeste (oito no Distrito Federal, seis em Goiás e dois no Mato Grosso) e 11 na região Sul (seis no Rio Grande do Sul e cinco no Paraná) e seis jogos na região Norte (três no Amazonas e três no Pará).
Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a CBF decidiu privilegiar a região Nordeste, geralmente bastante amistosa e receptiva à seleção brasileira.
A estreia em casa ocorreu contra a Venezuela no Castelão (vitória por 3 a 1). Depois enfrentou o Peru na Fonte Nova, em Salvador (vitória por 3 a 0).
Depois de Uruguai e Paraguai, no dia 29, em Assunção, o Brasil só voltará a jogar pelas eliminatórias no segundo semestres. Primeiro contra o Equador, no dia 28 de agosto, fora de casa, e depois a Colômbia, em 6 de setembro, em casa. Mas o local da partida contra os colombianos ainda não foi definido pela CBF.
ESTÁDIOS DA COPA
A Arena Pernambuco será o oitavo estádio construído ou reformado para a Copa do Mundo de 2014 a receber a seleção brasileira pela primeira vez. 
A equipe canarinho já jogou na Arena Corinthians (uma vez), no Beira-Rio (uma vez), no Castelão (quatro vezes), na Fonte Nova (duas vezes), no Mané Garrincha (quatro vezes), no Maracanã (duas vezes), no Mineirão (quatro vezes).
Depois da Arena Pernambuco vão faltaros estádios Arena Pantanal, em Cuiabá, Arena da Amazônia, em Manaus, Arena das Dunas, em Natal, e Arena da Baixada, em Curitiba.

Postar um comentário