Por: Carlos Antonio de Macêdo Gomes(Carlinhos Gomes)

Neste dia 26 de Março (Sábado de Aleluia), terá grande encontro da família Macêdo em Lavras da Mangabeira-CE. O encontro se dará em clima de confraternização e reunirá familiares, parentes e amigos.

A família Macêdo uma das mais numerosas famílias do Estado do Ceará, aglutina na sua genealogia outras tantas famílias, que formam um só corpo genealógico, como é o caso das famílias Lôbo e Pinto, massificada em Lavras da Mangabeira-CE, e a quem também se dará foco no evento que é denominado de encontro das famílias Pinto, Lôbo e Macêdo.

Além das famílias Lôbo e Pinto, a família Macêdo forma binômios tradicionais com outras famílias, in casu com às famílias: Cruz, Landim, Saraiva, Furtado, Feitosa, Tavares, Santana, Favela, Aquino, Menezes, Bezerra, Gonçalves, Tomaz, Torquato, dentre tantas outras, que historicamente são registradas nos anais históricos cearenses.

No passado não muito distante, registra-se José de Maria Lôbo o fundador da Congregação da Cruz, que ficou consolidado por historiadores como um dos maiores defensores do Levita do Sertão,que foi Padre Cícero Romão Batista, nesta mesma seara tem-se o Mestre Pelúzio de Macêdo, também figura histórica e amiga do Santo Nordestino.


Joaryvar Macêdo
Poeta Lôbo Manso
Ao observar fatos remanentes e hodiernos iremos encontrar na linhagem, vários filhos ilustres destas famílias, e que integram ou integraram cargos de Deputados, Prefeitos, Vereadores, Governantes, além de vários Líderes, Historiadores, Juízes, Escritores, Juristas, Poetas, Militares, Professores e outros integrantes das mais diversificadas carreiras e profissões de destaques.


No Cenário Literário atual o destaque vai para o Jurista e Escritor Dimas Macêdo, este seguidor literário do Tio Joaquim Lôbo de Macêdo (Joaryvar Macêdo). Joaryvar, filho do lendário Político e Poeta Lôbo Manso do Calabaço, embora tenha falecido prematuramente, deixou um legado histórico indelével, sendo considerado pela critica acadêmica, como um dos nossos maiores genealogistas, destacando-se em sua obra o icomensurável Livro "A Estirpe de Santa Teresa" e o Império do Bacamarte.

Escritor Dimas Macêdo e
Zaira Macêdo
 (Filha de Lôbo Manso)



Joaquim Lôbo e Marica Lôbo
Da Linhagem em Lavras da Mangabeira- CE, o principal Deão familiar foi Joaquim Lôbo de Macêdo e sua esposa Maria Lôbo de Macêdo (Marica Lôbo), foto ao lado esquerdo.

O Evento de confraternização será realizado neste Sábado na Chácara Nunes, tendo início às 19:00hs. e será animado por um Forró pé de Serra.

Postar um comentário

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Carlos Antonio!

    Me chamo Adonay Macedo do Valle, meu avô se mudou do Ceara para o Rio de Janeiro, seu nome é Adroaldo Pinto de Macedo com seu irmão Alberto. Os pais dele se chama Manoel Conrado Macedo.
    Creio que somos parentes, gostaria de entrar em contato com vocês.

    Meu email: adonayvalle@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu pai nasceu em lavras da mangabeira em1931 Francisco lobo de Araújo fisionomia idêntica ao Joaquim lobo sem dúvida

    ResponderExcluir
  4. sou neto de Jose amazonas de Macedo(Zequinha) muito conhecido em lavras, família grande e com muita historia.

    ResponderExcluir