A incrível pressão do Atlético-MG durante os quase 90 minutos de jogo não resolveu. Foi o Grêmio quem aproveitou as chances que teve e deu aula de contra-ataque para surpreender e vencer no Mineirão por 2 a 0 - gols de Douglas e Luan.
O triunfo manteve o time tricolor na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos. Já o Atlético-MG, que era o líder antes da 18ª rodada começar, estaciona nos 36 e perde a ponta para o Corinthians, que soma 37 pontos.
Esta foi a primeira derrota dos mineiros em casa desde a 6ª rodada, quando perdeu o clássico para o Cruzeiro por 3 a 1. O jogo, entretanto, aconteceu no Independência, o que significa que o revés desta quinta-feira foi o primeiro do time alvinegro no Mineirão.
O primeiro gol da partida saiu aos 40 minutos da etapa inicial. Em uma aula de contra-ataque, o Grêmio trocou passes, e a bola chegou para Giuliano. O meia esperou a passagem de Douglas e rolou para o camisa 10, que chutou cruzado na saída de Victor.
Na volta do intervalo, a vantagem aumentou aos 9 minutos, resultado de mais um contra-ataque. Douglas tocou para Giuliano, que, livre pela esquerda, só ajeitou para Luan rolar para o gol.
É verdade que o Atlético-MG reclamou de uma mão na bola de Erazo dentro da área logo aos 13 minutos do primeiro tempo, quando a partida estava 0 a 0. O árbitro Dewson Freitas, porém, não marcou o pênalti.
Na 19ª rodada do Brasileirão, o Grêmio joga na Arena contra o Joinville no próximo domingo. Já o Atlético-MG tenta se recuperar diante da Chapecoense, fora de casa, no mesmo dia.
O jogo
Com o Mineirão recebendo 49 mil torcedores, o Atlético-MG partiu para cima e tentou exercer sua pressão inicial habitual. Logo aos dois minutos, Dátolo bateu escanteio, Jemerson subiu mais que todo mundo e cabeceou para defesa em dois tempos de Marcelo Grohe. Aos nove, Pratto recebeu de Marcos Rocha na área, mas Geromel salvou na hora da conclusão.
Passados os 15 minutos iniciais, o Grêmio começou a valorizar a posse de bola, adiantar a marcação e equilibrar o jogo. Ainda assim, a iniciativa era atleticana, com os gaúchos buscando o contragolpe. Ocorreram dois lances polêmicos: aos 13, Leonardo Silva chutou, a bola bateu no cotovelo de Erazo na área, mas o árbitro Dewson Freitas Silva não marcou o pênalti. Aos 33, foi o time gaúcho reclamou de penalidade após Galhardo ser empurrado por Thiago Ribeiro na área.
O jogo seguiu equilibrado, com altíssima intensidade, mas poucas chegadas de perigo. O Grêmio teve oportunidade aos 26, mas Luan bateu falta por cima. Thiago Ribeiro chutou para fora aos 36, Erazo cortou o perigo após cruzamento de Douglas Santos aos 39, até que, aos 40, o clube tricolor abriu o placar: em um lindo contra-ataque com bola de pé em pé, Giuliano arrancou e deu passe perfeito para Douglas, que invadiu a área pela esquerda e venceu Victor com um chute cruzado. O time mineiro teve chance de empatar aos 44, mas Marcelo Grohe defendeu chute de fora da área de Leandro Donizete.
A esperada pressão do clube alvinegro não ocorreu no começo do segundo tempo. Aos três minutos, Douglas levou perigo em chute da entrada da área. Aos quatro, o camisa 10 gremista deixou Pedro Rocha livre. O garoto driblou Victor, mas Jemerson salvou. Aos 6, a resposta: Marcos Rocha cruzou, Pratto fez o corta-luz e Thiago Ribeiro entrou livre, mas Galhardo cortou na hora do arremate. Aos 9, em outro contra-ataque, o time tricolor ampliou: Giuliano recebeu lançamento de Douglas livre pela esquerda, invadiu a área e rolou para Luan fazer 2 a 0.
Precisando reverter o panorama do jogo, Levir Culpi foi para o tudo ou nada, retirando Leandro Donizete para a entrada de Luan. Mas o Grêmio seguia melhor: aos 16, Marcelo Oliveira fez boa jogada pela esquerda e bateu para fora. Aos 22, Douglas recebeu, invadiu a área, mas foi desarmado na hora do chute por Leonardo Silva. O time mineiro só chegou aos 23, com Dátolo batendo de longe na trave. Na jogada seguinte, Dodô cruzou, Luan escorou e Dátolo chutou na zaga do Grêmio.
O time da casa chegava com perigo, mas dava espaços atrás. Aos 27, Dátolo fez boa jogada e acionou Luan, mas Marcelo Grohe saiu do gol e evitou o chute. O Grêmio respondeu em contra-ataque finalizado por Giuliano, e Victor pegou. Aos 35, Luan cruzou e Pratto fez sua primeira conclusão no jogo, por cima do gol. Aos 37, Thiago Ribeiro cruzou, Marcelo Grohe não tirou e Leonardo Silva cabeceou para fora. Aos 42, Luan cruzou para Pratto, que perdeu grande chance. Aos 44, o goleiro gremista salvou em chute de Dodô dentro da área. Aos 47, Rafael Carioca bateu e Grohe pegou outra.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 x 2 GRÊMIO
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13 de agosto de 2015, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Freitas Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Bruno Raphael Pires (Asp. Fifa-GO)
Renda: R$ 1.395.250,00
Público: 49.047
Cartões amarelos: Douglas Santos e Leonardo Silva (Atlético-MG); Douglas, Marcelo Grohe e Luan (Grêmio)
GOLS: Douglas, aos 40 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 9 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Luan), Dátolo e Guilherme (Dodô); Thiago Ribeiro e Pratto
Técnico: Levir Culpi
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho)
Técnico: Roger Machado