Dermatologista das famosas revela segredos para cuidar da pele negra

Taís Araújo, Cris Vianna, Juliana Alves e Erika Januza estão entre algumas das belíssimas e talentosas atrizes negras que não deixam os cuidados com a pele de lado. E essas famosas, inclusive, dividem a mesma dermatologista, Katleen Conceição, que é especialista em pele negra. E é com a médica que o Tempo de Mulher conversa para tirar algumas dúvidas para vocês, leitoras, cuidarem da cútis como as divas da telinha!
De acordo com a especialista, enquanto no rosto a pele negra é oleosa, por conta da maior produção de sebo, a tendência é que seja seca no corpo devido a menor quantidade de lipídios [gordura], o que a faz perder água. Outra característica marcante da pele negra é a de ser mais firme e demorar a envelhecer com o passar da idade. “Isso acontece porque as fibras colágenas são mais densas e também por ter menor atividade da enzima que degrada o colágeno. Porém, a pele negra é mais propensa a cicatriz hipertrófica [cicatriz elevada] e queloide”, explica a dermatologista.
Segundo Katleen, apesar da maior quantidade de melanina, o que confere um fator de proteção natural 13.4 contra os raios UVA e UVB, o protetor solar é de uso obrigatório. “A pele negra é menos propensa ao câncer de pele, porém, mancha com facilidade. Utilizar filtro solar com, no mínimo, FPS 30 previne o aparecimento dessas manchas solares”.
Por conta da maior concentração de glândula sebácea [sebo], a pele do rosto das pessoas negras requer cuidados específicos. “Deve-se utilizar sabonete com ácido salicílico ou glicólico para limpar a pele e protetor solar com textura sérum ou fórmula gel-creme. Vale ainda apostar em produtos com vitamina C ou antioxidantes para manter uma pele homogênea e viçosa”. Já para a pele do corpo, a dermatologista indica “hidratantes com óleos de algodão, macadâmia e lactato de amônia”.
Falando em corpo, enquanto estrias podem surgir independentemente da cor da pele, segundo Katleen não se pode afirmar o mesmo quando o assunto é celulite. “Ter estrias é comum em qualquer tipo de pele, a diferença é que as marcas ficam mais evidentes na pele negra pelo fato de serem esbranquiçadas. Já celulite é raro na pele negra, pelo fato de ser mais firme e rica em fibras colágenas densas”.

Postar um comentário

  1. Bom dia ultimamente tem o tratamento para celulite tem sido pauta de tempos em temos ele volta a tona com a chegada do verão a procura por produtos e cremes anti celulite fica em maior evidencia
    recentemente uma empresa alemã lançou um produto que um extrato oriundo da semente da papoula onde tem 2 mecanismo de ação:RonaCare Poppy SE
    1. Prevenção da Lipogênese (diminuição da formação de novas células de gordura);
    2. Ativação da Lipólise (aumento da quebra de gordura);
    3. Todos os testes de eficacia e comprovação

    RonaCare Poppy SE

    O produto é vendido em farmácias de manipulação em formulas individualizadas



    ResponderExcluir