Cinco pessoas foram capturadas na noite de ontem (09) por envolvimento em assaltos cometidos em dois ônibus que fazem as linhas João XXIII/Lagoa e Siqueira/Lagoa, respectivamente nos bairros João XXIII e Bom Sucesso – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. Os flagrantes foram efetuados, em duas ações distintas, pela Polícia Militar de Estado do Ceará (PMCE). Celulares, relógios e facas foram apreendidos com os suspeitos.
João XXIII
A composição policial realizava patrulhamento pela Rua Júlio Braga quando foi acionada por passageiros da linha João XXIII/Lagoa sobre o assalto. Então, imediatamente, os militares interceptaram o veículo e flagraram Erivando da Silva Martins (22), que não possuía antecedentes criminais, portando uma faca.

De acordo com as apurações, o suspeito havia acabado de anunciar o roubo dentro do transporte coletivo. Erivando foi encaminhado ao 11° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por roubo, com base no artigo 157 do Código Penal.

Bom Sucesso
Dois adolescentes em atitude suspeita foram abordados por policiais militares no cruzamento das Ruas Seixas e Lins do Prado. Os menores confessaram o envolvimento no roubo aos passageiros da linha Siqueira/Lagoa. Com eles, foram apreendidos três relógios pertencentes às vítimas.

Dando continuidade às diligências, os policiais constataram que o delito contou com a participação de outras duas adolescentes. Elas foram capturadas na Rua das Pedrinhas, com uma mochila contendo três facas e oito celulares. As menores também confessaram envolvimento na infração. Os quatro apreendidos foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuados em um Ato Infracional (AI) por roubo.

Operação Coletivo Seguro
Para combater assaltos no interior de transportes coletivos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolve a Operação Coletivo Seguro, que é uma iniciativa que integra ações da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC) no combate a práticas criminosas no interior de ônibus, micro-ônibus e vans que circulam diariamente pelas seis Áreas Integradas de Segurança (AISs) da Capital e nas três AISs da Região Metropolitana de Fortaleza.

A estratégia da Operação Coletivo Seguro, que teve início em fevereiro de 2014, prevê ações que abrangem, desde abordagens a revistas pessoais de passageiros, além de um trabalho de inteligência com policiais dentro dos coletivos e vans.

Policiais militares e civis, além de servidores da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), estão à frente das ações, que se desdobram pelas principais vias de circulação de cada AIS e por todos os terminais de ônibus da Capital, tendo como parâmetro, também, as incidências de crimes em cada uma delas. O levantamento dessas ações criminosas é feito com base nas estatísticas oficiais da SSPDS e em informações repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindivans), parceiros da iniciativa.

Postar um comentário