Ministros e PT dizem que Dilma entregará poder ao ex-presidente ou a Temer
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
“Tô analisando”, disse o ex-presidente Lula no começo da noite ao comentar a possibilidade de ser ministro do governo Dilma Rousseff.
Lula ainda encontrará a presidente em Brasília para bater o martelo. Dois ministros afirmam que amadureceu muito no governo e no PT a ideia de Lula assumir uma pasta, seja a Secretaria de Governo, seja a Casa Civil. Segundo esses ministros, a conversa com Dilma deverá ocorrer entre amanhã e quarta. Faltariam alguns pontos a serem acertados para Lula topar a empreitada.
A entrada do ex-presidente no ministério iria além da articulação política e do comando da batalha para enfrentar a votação do pedido de impeachment de Dilma. Significaria uma mudança de pessoas e rumos no governo, sobretudo na economia.
No Palácio do Planalto e no PT, há o diagnóstico de que Dilma terá de decidir se entregará o governo a Lula ou ao vice-presidente da República, Michel Temer. Após as manifestações de domingo, cresceu significativamente a possibilidade de impeachment, o que levaria Temer a assumir a cadeira presidencial.
A oposição mantém a estratégia de apressar agora a tramitação do pedido de impeachment que está na Câmara. Aguarda que o Supremo Tribunal Federal decida na quarta quais regras valerão para o impeachment começar a andar no Congresso. Em seguida, pretende instalar logo a comissão na Câmara.
A oposição quer aproveitar que a maioria do PMDB está disposta a derrubar Dilma. A ideia é votar o impedimento entre 45 e 60 dias.

Postar um comentário