O tratamento contra o câncer pode ser uma longa e árdua batalha, mas uma vez vencida a guerra é muito importante que os cuidados continuem. Quem enfrentou o câncer precisa tomar cuidados redobrados após a doença, para evitar que ela retorne ou ocorra metástase.
Segundo especialistas do site Minha Vida, existem três grandes motivos importantes para continuar com os cuidados, sendo eles: diagnóstico precoce da recidiva, diagnóstico precoce de um segundo câncer e a manutenção da saúde, com enfoque nos efeitos colaterais gerados pelo tratamento.
Exames periódicos, pedidos pelo médico, além de exames físicos e anamnese são as primeiras medidas tomadas por oncologistas.
Neste contexto, existem protocolos bem definidos de seguimento de cada tumor, sendo que em alguns casos são necessários exames de imagem enquanto em outros esse seguimento baseia-se no exame físico e anamnese, que nada mais é do que uma entrevista pormenorizada, realizada pelo profissional de saúde ao paciente, para ser o ponto de partida no diagnóstico de uma doença ou patologia.
A toxicidade do tratamento pode surtir efeitos por anos, após o tratamento, por isso é extremamente importante checar a ocorrência de um segundo tumor primário, ou seja, a ocorrência de outro tipo de câncer. Segundo o oncologista Tiago Biachi de Castria, ouvido pelo Minha Vida, tumores induzidos pela radioterapia costumam ocorrer em um momento mais tardio, de cinco a dez anos após o tratamento e está associado à dose utilizada, extensão do campo e idade ao tratamento. Além disso, os tratamentos podem debilitar sistemas e estruturas que antes eram sadios, como por exemplo, a estrutura cardíaca é uma preocupação constante daqueles que tratam câncer de mama ou a infertilidade masculina ocasionada àqueles pacientes que receberam quimioterapia. Por esta razão, muitos médicos recomendam a recolha do sêmen antes do início do tratamento.
Por último, o dano psicológico gerado pela doença não deve ser esquecido. É muito importante que as pessoas diagnosticadas com câncer sejam acompanhadas por profissionais especializados durante e após o tratamento.

Postar um comentário